Assistência Estudantil

A Assistência Estudantil é um programa destinado aos alunos regularmente matriculados no IFBA em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os alunos poderão pleitear os seguintes direitos:

 

 

·         Auxílio Transporte: Tem como objetivo disponibilizar auxílio financeiro para contribuir com custeio do deslocamento do estudante no trajeto domicílio – IFBA- domicílio.

·         Auxílio Moradia: Tem como objetivo assegurar auxílio financeiro para contribuir com despesas mensais referentes à moradia do estudante. Terão direito a esse auxílio, prioritariamente, os estudantes oriundos de outros municípios ou estudantes residentes no município onde está localizado o Campus e em situação de risco social.

·         Auxílio para Aquisições: Visa oferecer auxílio financeiro para contribuir com o custeio de material escolar, aquisições e/ou ajuda de custo para viagens acadêmicas que contribuam para melhor desenvolvimento das atividades escolares do estudante.

·         Almoxarifado Social: Tem como objetivo disponibilizar materiais e fardamento aos estudantes que comprovem a necessidade.

·         Auxílio Alimentação: Tem como objetivo oferecer auxílio para uma refeição diária ao estudante.

·         Bolsas vinculadas a Projetos de Incentivo a Aprendizagem-PINA: Tem como objetivo conceder Bolsas-Aprendizagem ao estudante inserido em projeto desenvolvido no IFBA vinculado ao Pina, que deverá cumprir uma carga horária de até 12h semanais.

·         Bolsa de Estudo: Tem como objetivo conceder bolsa de estudo com vistas a contribuir para um melhor desenvolvimento das atividades acadêmicas do estudante.

·         Auxílio Cópia e Impressão: Tem como objetivo contribuir com cópias e impressões de materiais didáticos específicos do curso do estudante.

O Programa faz parte de uma gama de políticas afirmativas do Governo Federal para a garantia do acesso e permanência do estudante na rede federal. Busca evitar a evasão dos alunos em virtude de não possuir condições necessárias de permanência, democratizando o acesso ao ensino público de qualidade, de modo a viabilizar a garantia de uma aprendizagem de qualidade e em igualdade com os demais alunos.

Visa assim reduzir os efeitos das desigualdades apresentadas por alguns estudantes, provenientes de segmentos sociais em vulnerabilidade social em virtude da renda, idade, opressões de classe, questões étnico-raciais, de orientação sexual, gênero, dentre outras e que apresentam dificuldades concretas de prosseguirem sua vida acadêmica com sucesso.

A quantidade de bolsas e auxílios é definida pelo orçamento destinado a Assistência Estudantil no corrente ano. As inscrições para o programa são realizadas sempre no início do ano letivo e para isso é necessário preencher o formulário disponibilizado pelo Serviço Social acrescido dos documentos do estudante e sua família.

É executado através do profissional de Serviço Social que analisa a situação socioeconômica dos estudantes inscritos e suas respectivas famílias, o que permite conhecer a situação de vulnerabilidade social de cada um, de forma a colaborar para que cada família tenha acesso à rede de proteção social existente no município de Irecê e aos seus direitos sociais.

 

 

 

Resultado Programa de Assistência e Apoio ao Estudante (PAAE)

 

Galeria

535742_124616137687725_959371252_n.jpg
jardimifba4.jpg